CRUZ VERMELHA

O voluntariado que transforma vidas

Entidade atua em Chapecó desde 1984. Trabalho é desenvolvido pela contribuição de pessoas que doam seu tempo ao voluntariado

A ação de voluntariado é capaz de transformar vidas. Quem recebe ajuda sabe a importância de cada doação. Quem doa - seja objetos ou até mesmo tempo - tem a sensação de dever cumprido em favor da qualidade de vida de pessoas na maioria das vezes desconhecidas.

A Folha do Bairro inicia hoje uma série de reportagens sobre um dos organismos de ação Ajuda humanitária mais antiga de Chapecó.

A Cruz Vermelha é um movimento internacional humanitário, neutro e imparcial, não vinculado a Governos. Ele tem como objetivo dar amparo e auxílio a todos que forem atingidos em contextos de guerra, desastres naturais e amparos a pessoas com necessidades. São aproximadamente 97 milhões de voluntários espalhados pelo mundo.

Em Chapecó há mais de 35 anos, a equipe da Cruz Vermelha conta com dois funcionários ativos, e mais de 25 voluntários regulares na instituição, além de mais de 80 voluntários ocasionais. O principal foco é a ajuda humanitária regionalizada mas também o assistencialismo familiar.

Uma das ações que a Cruz Vermelha de Chapecó tem realizado é ajudar famílias carentes, com doação de roupas, moveis, mantimentos, material hospitalar e material escolar, entre outros pedidos. A instituição se mantém através de doações da comunidade e na organização de eventos produzidos pela própria entidade.

Atualmente a lista de espera para receber ajuda está em aproximadamente 150 Famílias. A ordem de atendimento varia conforme a necessidade de cada família. Em alguns casos, imigrantes que chegam ao Brasil apenas com a roupa do corpo têm atenção especial no atendimento.

Famílias que precisam da ajuda da Cruz Vermelha devem ir até a sede no Bairro São Cristóvão, na Rua Alberto Santos Dumont, 1091 fazer o cadastro e entrar na fila de espera. Este cadastro pode ser feito pela pessoa que precisa de ajuda como também por um familiar ou um líder de comunidade, desde que apresente o documento pessoal do necessitado em mãos. Atualmente são de 40 à 50 famílias atendidas por dia.

Segundo Vanderlei Schmitz, Suporte de TI da Cruz Vermelha a capacidade de arrecadação em Chapecó é muito menor que a demanda necessária para atendimento. "Aqui em Chapecó estamos lutando para uma arrecadação maior, infelizmente o que é arrecadado chega entorno de 15% da demanda necessária. Muitas vezes algumas doações que recebemos são descartadas por não haver condições para serem doadas. Lutamos todos os dias para conseguir atender a demanda", explica Vanderlei.

As doações para a Cruz Vermelha podem ser feitas na própria entidade. Quem quiser doar constantemente para a manutenção dos projetos sociais da entidade, pode realizar doações e utensílios para casa, roupas, entre outros objetos. Basta ir até a filial e entregar os objetos. O apoio financeiramente pode fazer por meio de deposito bancário, ou coleta no local com recibo.

Para se tornar um voluntário da Cruz Vermelha é necessário cadastrar-se no site da entidade. Depois de um processo de seleção, o voluntário passará por um treinamento. "Atualmente possuímos em estudo uma equipe de bombeiros comunitários voluntários para a Cruz Vermelha, e facilitar no atendimento de pessoas necessitadas de socorro. Este projeto ainda está em analise e estudos, mas estamos organizando toda uma logística para que seja possível", ressalta Vanderlei.

"Felizmente temos sorte na alta procura de pessoas para se voluntariar aqui na cidade. Inclusive graças a uma psicóloga hoje conseguimos disponibilizar um serviço de qualidade na ajuda às famílias. Precisamos de voluntários comprometidos, e que façam o possível para que o projeto funcione, quem quiser se candidatar será sempre bem-vindo", ressalta Vanderlei.

Nas próximas edições você acompanha o depoimento de pessoas que recebem ajuda e também de pessoas que se dedicam à ação humanitária.


Imagens



Rua dos Lírios, 90D – esquina com Agáveas - Primeiro andar
89809-716 – Grande Efapi – Chapecó - SC
Telefone: 55 (49) 3329-9344