NA TELA - ATRAÇÃO

Cinema no Bosque reúne público na Efapi

Quarta edição doe vento foi realizada na noite de sexta, 15

Cadeiras, árvores, sombra, chimarrão, pipoca. Olhos atentos. Silêncio e concentração. As luzes se apagam. A trilha musical começa e a tela se ilumina. Começa mais um Cinema no Bosque.

A comunidade da Grande Efapi viveu na noite de sexta, 15, mais uma edição do Cinema no Bosque. Pela quarta vez a área de mata nativa serviu de palco para que o público assistisse uma peça artística que normalmente só é exibida no cinema.

O filme desta vez foi O Menino e o Mundo. Uma história que encontra semelhanças com a maioria das famílias que compõem as grandes cidades interioranas. Pai e mãe com filho sem do interior para "tentar a vida" na cidade grande, mas se deparam com uma série de dificuldades que não imaginavam.

Darcy Otto é morador do loteamento Colatto há décadas e esta foi a primeira vez que participou do evento. "Me senti identificado com o filme porque a história traz u pouco de nós. Os desafios, os riscos e as necessidades que a família do filme enfrenta são semelhantes ao que a grande maioria de quem escolheu Chapecó e em especial a Grande Efapi para construir sua história. Um momento que precisa ser incentivado para que mais gente venha para eventos como este", disse o empresário.

Licério de Oliveira é um dos membros da Associação Comunitária EcoEfapi, entidade organizadora do evento. Ele diz que a proposta do Cinema no Bosque é aproximar a arte cênica da população. "O que precisamos agora é transformar isso num projeto cultural para contar com recursos e fazer investimentos maiores, trazer mais filmes e em mais lugares da Grande Efapi. É um aprendizado interessante. Agora à noite, aqui num lugar público, estamos discutindo sobre cinema. A grande maioria dos que moram na Efapi tem esta identidade com o filme. A busca pelo novo, pela perspectiva de vida e pelo que você tem antes e depois desta mudança. O mundo é uma coisa muito grande e isso é uma descoberta diária e precisamos estar atentos para que isso tudo não nos deixe alienados", explica.

Pelos planos da organização do evento, a ideia é levar o projeto para mais lugares a fim de disseminar a cultura e o acesso ao cinema. A edição deste ano teve a Seria participação do Cine Clube Helena, do curso de Produção Audiovisual da Unochapecó.


Imagens



Rua dos Lírios, 90D – esquina com Agáveas - Primeiro andar
89809-716 – Grande Efapi – Chapecó - SC
Telefone: 55 (49) 3329-9344